As equipes de vendas e marketing sempre foram conhecidas por terem um relacionamento desgastado na melhor das hipóteses! Mas há muitos benefícios a serem encontrados quando os dois departamentos juntam suas cabeças e trabalham em sintonia.
Se você perguntar à maioria dos vendedores para que serve o marketing, eles dirão que é apenas um empurrão na direção certa para os leads. Mas isso ajuda a sublinhar como as vendas e o marketing podem trabalhar juntos.
A verdade é que o marketing pode ser muito mais do que isso. Com a contribuição da equipe de vendas, as vendas e o marketing podem elaborar uma estratégia para transportar o cliente sem problemas durante todo o ciclo de compra, desde a conscientização até a finalização da venda.
O marketing pode aquecer o cliente antes de permitir que a equipe de vendas assuma o controle para converter o lead aquecido em um cliente, facilitando muito o trabalho da equipe de vendas e aumentando o número de leads convertidos.
Os vendedores passam todo o tempo interagindo com o cliente, aprendendo quais desafios eles enfrentam e o que desejam de seus produtos/serviços. Portanto, a equipe de vendas pode fornecer uma visão única sobre o que motiva o cliente a partir da experiência em primeira mão.
Usando essas informações, os profissionais de marketing podem criar estratégias mais personalizadas que visam esses problemas e mostrar como sua empresa pode resolvê-los. Ao direcionar seus principais desejos/necessidades e oferecer soluções para seus desafios neste estágio inicial, você descobrirá que mais leads são gerados por meio dos esforços de marketing. É da natureza da equipe de vendas buscar os alvos mais fáceis. Os clientes em potencial mais quentes farão vendas mais rápidas e simples e ajudarão a atingir as metas. Mas o que acontece com os leads mais relutantes que precisam de um pouco mais de tempo e esforço para convertê-los?
Novamente, isso mostra como vendas e marketing podem trabalhar juntos. Com a ajuda do marketing, esses leads frios não precisam ser deixados de lado para começar a procurar soluções nos concorrentes. Uma campanha especializada de nutrição de prospects pode ser implementada por profissionais de marketing que garantirão que leads frios não escapem tão facilmente e que mais conversões possam ser feitas.
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