Vendarketing: Fusão de vendas e marketing

Vendarketing – vendas e marketing nunca estiveram tão unidos (parte 1)

Esse nome, à primeira vista estranho, pode ser a grande virada nos resultados da sua empresa, é o meio de alinhamento entra vendas e marketing, departamentos que devem ser sempre parceiros, mas que no vendarketing ganham uma nova importância de se trabalhar em conjunto. Vendarketing a fusão de vendas e marketing.

O que é o vendarketing e por que adotar em sua empresa?

Primeiro vamos entender a função dos times que compõem o vendarketing.

Vendas:

Como o próprio nome já nos diz, esse time comercial é especialista em vendas e faz função base da empresa, ditando as demandas para as demais equipes.

Marketing:

Este departamento, seja ele interno ou externo da empresa, tem uma grande importância para a visibilidade da empresa além de ser um importante gerador de novas oportunidades dos canais oficiais do negócio.

Tudo isso alinhados para chegar no principal objetivo, VENDER!

Coincidência ou não?

Reparou que acabamos entrando em um ciclo? Um time atrai o cliente, fazendo toda a estrutura do processo de compra e o outro fecha o negócio para que voltemos no início e assim por diante. No geral, o seu time de marketing deve gerar novas oportunidades para o seu time de vendas.

Vendarketing a fusão de vendas e marketing

Concluindo, marketing e vendas tem o mesmo objetivo! A diferença fica a carga da abordagem e ferramentas para se chegar ao resultado.

Por isso é importante que os dois times estejam extremamente alinhados e integrados de forma sistêmica, afinal nos dias de hoje não é a maior empresa que engole a menor e sim a mais rápida que supera a mais lenta.

Desta forma a mesma mensagem será passada por todos os departamentos e a estratégia traçada fará sentido e não se perca no meio do processo. Assim a experiencia do cliente é mais rica e mais assertiva.

Marketing de resultado em vendas para a indústria

Muitas indústrias ainda não investem nos times de marketing, pois tem a visão de “despesa”, entretanto pressionam exaustivamente seus vendedores com a missão de trazer novos negócios e oportunidades para aumentar a capilaridade do mercado.

Entretanto mesmo por mais simples que seja o processo comercial de uma indústria, existem etapas nas quais não podem mais serem ignoradas pelos gestores, pois o mercado mudou.

Mercado B2B

Até mesmo nos mercados B2B, conceitos como jornada de compra, CAC, ROI, entre outros KPI’s muito utilizados por grandes gestores de marketing mundo a fora, devem ser levados em conta sempre!

Por isso entendemos que é lei, o marketing trabalhar lado a lado com o time comercial, somente desta forma é possível obter resultados efetivos com as ações realizadas por ambos os times de forma eficiente e eficaz.

Continue acompanhando nossos conteúdos para entender quais ferramentas recomendamos para a execução dessa prática e o que realmente dá resultado.

Conheça nosso conteúdo sobre Indústria 5.0

Até a próxima!

Ricardo Oliveira – Diretor Comercial / Marketeiro

Marshal Corp (conheça nossoa história)

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