Parece uma pergunta simples, com fácil resposta, afinal houve uma revolução tecnológica imensa que modificou o comportamento de todos os mercados. Afinal, o que mudou na indústria nos últimos anos?
Essa mesma revolução também entrou de forma representativa na indústria. Não me refiro apenas às automações industriais, ERPs poderosos, controles de estoque robotizados, e até mesmo braços robóticos executando trabalhos repetitivos de alta precisão e com velocidades incomparáveis.
Eefiro-me ao posicionamento destas empresas diante de seus mercados. Mercado este que, se voltarmos lá no início da história da maioria das indústrias nacionais, em meados dos anos 70, algumas mais antigas outras mais novas, a história se repetia.
Grande parte dessas empresas começaram os trabalhos na garagem de uma casa, uma pequena produção artesanal para atender uma simples demanda local, que em pouco tempo crescia por osmose e a necessidade de aprimoramento tornava-se inevitável.
Em pouco tempo esta empresa “fundo de quintal” já estava em um galpão empregando dezenas de operários e fornecendo para uma região ainda maior. Detalhe, sem nenhum esforço comercial expressivo, nem mesmo divulgação alguma. Em sua grande maioria os próprios fundadores desenhavam as marcas que estampavam suas embalagens e davam a cara da empresa para o mercado. O que era magnífico, pois existia a paixão do seu fundador como se aquele negócio fosse seu filho.
Entretanto, as movimentações globais aumentaram expressivamente com a chegada da tecnologia e informatização das coisas, começando a crescer e a se tornar mais acessíveis, como por exemplo os processos de importações e exportações, que num primeiro momento parecia algo excepcional para uma empresa em crescimento. Mais oportunidades de negócios!
Porém, com essas mudanças – a competitividade aumentou tendo em vista, que além de aumentar as opções de mercado para aqueles produtos produzidos, houve um fator altamente desafiador chamado custo de produto. Não vamos entrar nas dificuldades da carga tributária existente no Brasil, pois sabemos que onde existe dificuldade mora a oportunidade.
Mas inevitavelmente a necessidade de se expor mais e seus potenciais clientes aumentaram para os fabricantes que sempre foram tímidos e passivos em sua grande maioria.
É neste ponto que hoje entendemos que está sendo a maior dificuldade das indústrias brasileiras: se manterem competitivas no mercado. Existe hoje a necessidade de exposição maior e direcionada, pois ao mesmo tempo que precisa de capilaridade não pode atravessar sua cadeia de distribuição.
Continue acompanhando nossa matéria na segunda parte, para entender quais são os caminhos, tendência e mudanças da indústria nos últimos 20 anos, veja a análise e entenda a relação com a indústria 5.0 que nós da Marshal somos experts!
Até a próxima!