Como sobreviver em tempos de crise

Ninguém está preparado para uma crise, tão pouco existe um roteiro pronto, cada crise possui suas particularidades e horizonte de crescimento e fim.

Todos os dias, nossas decisões impactam a vida das pessoas, colaboradores, familiares e sócios, nas últimas semanas, esse impacto tem sido exponencial.

Separamos nesse artigo algumas ações recomendadas para ajudar empreendedores em superar a crise e tomar decisões a toque de caixa sem comprometer o futuro.

• Envolva as lideranças e seja transparente com a situação do caixa, definindo quais ações serão tomadas e qual o período para novas avaliações e decisões importantes.

• Identifique 4 ou 5 grandes projetos que serão desdobrados em planos de ação com acompanhamento da diretoria e gerência semanalmente e deixe cada diretor responsável por um deles.

• Faça um canvas com cenário pessimista, moderado e otimista assumindo queda drástica de receita que ajude em visualizar todos os possíveis cenários.

• Escolha as métricas vitais para acompanhamento: fluxo de caixa futuro, vendas, retenção de clientes e margem de contribuição. E monitore diariamente.

• Comece o corte de gastos pelas despesas administrativas: viagens, cartões corporativos, despesas diversas e ferramentas não essenciais.

• Foque no core business do seu negócio que já está validado e é lucrativo. Nesse momento, corte o investimento em novos produtos que não geram retorno no curto prazo. Manter um cliente é mais fácil que adquirir outro. Busque formas de engajar a base de clientes ativos.

• Renegocie também o fluxo de pagamentos de fornecedores. Tente casar essas datas com o seu fluxo de recebíveis.

• Busque renegociar prazos de carência e taxas nos bancos, mas evite prejudicar sua análise de crédito – eles serão seus principais credores nos próximos meses. Não transforme uma crise de liquidez em uma crise de crédito.

• Se você já possui linhas de crédito de curto-prazo pré-aprovadas, tome parte delas. Fique atento: o custo da dívida está mais alto e a exigência de garantias está maior. Há um gargalo na análise de crédito, o que tem atrasado a aprovação do empréstimo, busque incentivos do governo.

• Vale ressaltar ainda a grande importância de se investir em marketing digital em momentos de crise, seu produto ou serviço pode se vender sozinho, sem despender de recursos como viagens, refeições e diárias de hotel. Além disso, as pessoas em quarentena estão a todo momento nas redes sociais e acessando seus e-mails, o que contribui bastante para o crescimento. Ficar sem fazer nada poderá levar sua marca ao esquecimento, agravando ainda mais a crise.

Temos o PLANO ?de sobrevivência do seu negócio. Marshal

Click e confira!

Até a próxima,

Ricardo Oliveira
Diretor comercial

Agência Marshal – Business Communication Intelligence

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart