Todos os dias, nossas decisões impactam a vida das pessoas, colaboradores, familiares e sócios, nas últimas semanas, esse impacto tem sido exponencial.
Separamos nesse artigo algumas ações recomendadas para ajudar empreendedores em superar a crise e tomar decisões a toque de caixa sem comprometer o futuro.
• Envolva as lideranças e seja transparente com a situação do caixa, definindo quais ações serão tomadas e qual o período para novas avaliações e decisões importantes.
• Identifique 4 ou 5 grandes projetos que serão desdobrados em planos de ação com acompanhamento da diretoria e gerência semanalmente e deixe cada diretor responsável por um deles.
• Faça um canvas com cenário pessimista, moderado e otimista assumindo queda drástica de receita que ajude em visualizar todos os possíveis cenários.
• Escolha as métricas vitais para acompanhamento: fluxo de caixa futuro, vendas, retenção de clientes e margem de contribuição. E monitore diariamente.
• Comece o corte de gastos pelas despesas administrativas: viagens, cartões corporativos, despesas diversas e ferramentas não essenciais.
• Foque no core business do seu negócio que já está validado e é lucrativo. Nesse momento, corte o investimento em novos produtos que não geram retorno no curto prazo. Manter um cliente é mais fácil que adquirir outro. Busque formas de engajar a base de clientes ativos.
• Renegocie também o fluxo de pagamentos de fornecedores. Tente casar essas datas com o seu fluxo de recebíveis.
• Busque renegociar prazos de carência e taxas nos bancos, mas evite prejudicar sua análise de crédito – eles serão seus principais credores nos próximos meses. Não transforme uma crise de liquidez em uma crise de crédito.
• Se você já possui linhas de crédito de curto-prazo pré-aprovadas, tome parte delas. Fique atento: o custo da dívida está mais alto e a exigência de garantias está maior. Há um gargalo na análise de crédito, o que tem atrasado a aprovação do empréstimo, busque incentivos do governo.
• Vale ressaltar ainda a grande importância de se investir em marketing digital em momentos de crise, seu produto ou serviço pode se vender sozinho, sem despender de recursos como viagens, refeições e diárias de hotel. Além disso, as pessoas em quarentena estão a todo momento nas redes sociais e acessando seus e-mails, o que contribui bastante para o crescimento. Ficar sem fazer nada poderá levar sua marca ao esquecimento, agravando ainda mais a crise.